HOME INFORMATIVO DICAS ALIMENTAÇÃO TIRINHAS SORTEIOS CONTATO



PUC Indelicada: Ranking Universitario Folha de Sao Paulo.

Ranking Universitario Folha de Sao Paulo.


                                                                                                             Por Leonardo Adriano - Colunista

O único ranking veiculado por um jornal conhecido e de ampla aceitação em todo território nacional. O único que a USP - Melhor universidade da AL participa. Pergunte para você, porque a USP ate hoje não aderiu ao ENADE... Nos filhos da PUC, estudantes PUC, inclusive estudantes clientes que só estudam porque somos a melhor faculdade privada do Brasil, vejam essa e fiquem quietos e deixem a coordenação quieta... Se a porra do MEC abaixou a nota do seu curso, não e porque o curso piorou, mas sim o MEC que sempre foi uma grande bosta em aspecto de avaliar o ensino superior.

http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2012/06/por-que-a-usp-nao-participa-do-enade/

PUCMINAS tem o 6 lugar geral dentre 192 universidades avaliadas como melhor em relação a colocação no mercado de trabalho. Analistas e Diretores de 1681 empresas de RH foram avaliadas pelo Datafolha e foi constatado que alunos PUCMINAS estão em 6 lugar como melhores profissionais para se contratar.
Se for analisar a merda do ENADE, estaríamos com conceito padronizado 3 e nem esta variável estariam sendo avaliada. A PUCMINAS nunca teve queda para pesquisa, alunos sempre trabalham nas melhores empresas do pais. ENADE, MEC e o escambau olham pesquisa e padrão de ensino, querem que todos cursos sejam iguais. Pau no cu deles.

" O Enade é muito voltado para as instituições privadas, para colocar notas e a partir disso direcionar verbas e políticas públicas. Na verdade, não se pensa em uma melhora para que sirva como ferramenta para a qualidade de ensino. É mais pensado no mercado da educação, de competitividade. "
Paula Kaufmann Saccheto - Representante do Conselho de Graduação da USP

"Se ENADE fosse bom, USP teria aderido em 2004 na sua criação. Se fosse serio, a prova de conhecimentos específicos seria padrão, mas já vi provas diferentes por região, o que torna medias gerais ou parciais muito tendenciosas, porque a prova que um aluno de economia da FGV SP UFRJ faz não e a mesma para o restante do pais, enato como posso ate mesmo comparar, já que e esse o objetivo geral do ENADE. Agora o IGC e CPC são boas estatísticas, desde que se tire notas do ENADE. Mas a USP parece que vai aderir ao ENADE, já que e a unica no pais que ainda não aderiu e e a maior e melhor universidade e possivelmente vai mudar bastante os resultados dos anos seguintes. E só vai ser realmente bom usar padrões do ENADE se a prova de CE for como a de FG, igual para cada curso avaliado em todo território nacional, ai sim, os resultados serão reais e dará para ver junto com IGC, CPC e outros rankings como o da Folha e o da Você S/A a parte de indicadores de mercado, respaldo acadêmico, que vai ser decisivo para escolher faculdades e cursos. Mas só com ENADE não da para fazer isso"
Andressa Moraes - Formada em Publicidade e Propaganda na ESPM

Ranking de Colocação no Mercado de Trabalho (Pesquisa Datafolha com 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o país nas 30 carreiras analisadas pelo RUF)
http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankinguniversitariofolha/subindicadores/mercado/
PUCMINAS em 6 lugar em todo o Brasil, dentre 192 universidades rankeadas

Ranking de Economia pela Avaliação do Mercado de Trabalho
http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankingdecursos/economia/avaliacao_de_mercado.shtml
PUCMINAS em 19 lugar em todo o Brasil.

Ranking de Pesquisa (Publicações, Citações, Artigos, Publicações de Docentes, Publicações na SCieLo, recursos da FAPEMIG, CNPq destinado a pesquisa e IC)
http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankinguniversitariofolha/subindicadores/pesquisa/
PUCMINAS em 79 lugar em todo o Brasil, dentre 192 universidades rankeadas

Logo em uma simples analise SWOT ou Teoria dos Jogos, nosso forte e Mercado de Trabalho, se ate na ideia de uma politica ou mudança, deveria começar pelo que nossa universidade tem de forte e e reconhecida. Agora o governo não olha isso, só olha o ensino, no intuito de se no caso de interditar, manda padronizar como a media baixa dos outros cursos.

Indicadores usados no Ranking
http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankinguniversitariofolha/subindicadores/




Compartilhe via Facebook






COMENTÁRIOS: